Transmissão de Dados

 

As características físicas de uma transmissão de dados dependem, entre outros fatores, das características dos meios físicos utilizado nessa transmissão – cabos elétricos, fibras ópticas ou ondas no espaço; no entanto, há alguns aspetos que têm a ver com a generalidade das transmissões de dados, qualquer que seja o meio físico utilizado.

Sinais Digitais e Analogicos

Os dados que são transportados ao longo de um canal de comunicação estão como que embutidos em sinais elétricos. Esses sinais podem assumir forma digital ou a forma analógica.

Sinais Digitais

 

Os sistemas informáticos processão informações sob a forma de sinais digitais.
 

Sinais elétricos que codificam zeros e uns (bits – binary digts).
 

A transmissão desses sinais de um computador para o outro tem de ser de modo a que o receptor possa interpretar os sinais recebidos. 

 

Estes sinais caracterizam-se por possuírem um nível finito de amplitude (“altura do sinal”), geralmente 0 ou 1.

Essa forma de sinal e comum em meios de transmissão de dados utilizada na generalidade das redes locais.

Em algumas redes alargadas (onde se utilizam linhas telefónicas) os sinais são transmitidas em formato analógico.

Este tipo possui duas grandezas fundamentais: a amplitude, que pode variar e esta associada á tensão elétrica, e a frequência, que mede a periodicidade com que o sinal passa por um determinado nível de amplitude, e que pode também variar.

Modulação e Demodulação

 

A tendência agora é para a generalização de utilização dos sinais digitais mesmo nas redes telefónicas.

Enquanto existirem linhas analógicas na interligação de computadores ou redes de computadores, temos de ter em conta as operações de conversão dos sinais digitais para analógicos e vice-versa, operações essas que estão a cargo dos modems.

Os interfaces que ligam os computadores ás redes (placas ou outros dispositivos) tem de possuir circuitos capazes de codificar os sinais a emitir e descodificar os sinais recebidos.

Nos casos em que os sinais a transmitir tenha de ser convertidos do formato digital (dos computadores), para o formato analógico (linhas telefónicas tradicionais) há que proceder a operações de modulação e demodulação.

Os dispositivos que realizam estas operações são os modems.

 

MODEM = Modulation + Demodulacion
 

Modulação é o processo pelo qual uma onda portadora (sinal elétrico que vai transportar a informação) analógica pode ser alterada, de modo que consiga um padrão uniforme para a transmissão de dados, ou seja, consiste na conversão dos sinais digitais (ondas quadradas) para sinais analógicos (ondas sinusoidais).

 

Demodulação e a conversão dos sinais analógicos (ondas sinusoidais) para sinais digitais (ondas quadradas).

 

A modulação e efetuada no momento da emissão dos sinais e a demodulação no memento da recepção.

Modulação

 

Existem várias técnicas de modulação, tais como:

                Modulação por amplitude (AM)

                Modulação por frequência (FM)

                Modulação por fase (PM)

Modulação por Amplitude

Modulação por Amplitude (AM) – esta técnica de modulação faz com que as ondas variem em amplitude: uma amplitude codificada um sinal (por exemplo, o bit 1) e uma outra amplitude codificada o outro sinal (o bit 0).

 

A amplitude da onda portadora varia de acordo com o sinal a ser transmitido.

Modulação por Amplitude

Modulação por Frequência (FM) - esta técnica de modulação faz com que as ondas variem em frequência ou números de ciclos por segundo (hertzs): uma frequência codifica um sinal e uma outra frequência codifica o outro.

 

A frequência da onda portadora varia de acordo com o sinal a ser transmitido.

Modulação por Fase (PM)

Modulação por Fase (PM) – com este método faz-se variar a fase das ondas; as variações podem ser múltiplas e cada variação de fase de uma onda pode codificar vários sinais (bits).

 

A onda portadora e modulada por variação de fase, de acordo com o sinal modulado.

Nas técnicas de modulação por amplitude ou por frequência, cada sinal elétrico corresponde apenas a um bit.

Com a técnica modulação por fase e possível codificar vários bits em cada mudança de sinal. Por isso, esta última técnica passou a ser preferida para incorporar nos modems, visto que permitem transmitir mais bits por segundo (bps), ou seja, taxas de transmissão mais elevadas.

Qualquer que seja o meio físico utilizados (cabos ou ondas no espaço), a transmissão de dados entre computadores e sempre feita através de ondas que codificam bits (zeros e uns).

A codificação é necessária para converter sinais digitais segundo formatos necessários a transmissão.

Codificação refere-se ao modo como os sinais são introduzidos no meio físico de transmissão e ao formato com eles são transmitidos nesse meio físico.

 → Consiste na codificação de uma mensagem, para garantir que não seja lida diretamente por qualquer pessoa que não conheça as chaves de encriptação.
 

→ Estas chaves de encriptação são que permitem a codificação e descodificação da mensagem.